Letteratura nel tardo Medioevo: Francesco d’Assisi i Francescani

07/04/2014 00:00

Edinei da Rosa Cândido | 2014

O objetivo deste trabalho é estudar o movimento franciscano como um movimento também literário. Iniciado no alvorecer do século XIII, pelo então jovem Francisco, na cidade de Assis na Úmbria, alcançou grande difusão ao longo desse século, finalizando-o com milhares de integrantes. No despontar do século XIV, já era um dos grupos religiosos mais expressivos da Europa, paralelamente a um seu par, o movimento dominicano, integrando as chamadas ordens mendicantes. Sua abrangência extrapolou a esfera religiosa e penetrou nos vários setores da sociedade, envolvendo também arte, filosofia, teologia, política, literatura, dentre outros. Essa panorâmica continua presente nos chamados Estudos Franciscanos que podem tomar diversas direções.

Para alcançar o objetivo proposto, apresentamos um percurso investigativo, desenvolvido em três capítulos distintos: um primeiro dedicado à pessoa de Francisco de Assis, um segundo à literatura, que tem nele sua base de referência, seja enquanto produção pessoal – destaque para o Cântico das Criaturas, reconhecidamente obra precursora da poesia em língua vulgar –, seja enquanto inspiração e até especulação, e um terceiro onde constata-se o resultado da influência do seu movimento e carisma, tendo-o, porém, sempre como fonte inspiradora.

Para os dois primeiros capítulos, a base bibliográfica está mais nos seus escritos e biográfos de primeira hora, praticamente quase todos seus contemporâneos. Já o terceiro capítulo traz a marca distintiva do destaque cronológico através de material do século XIV; trata-se do Par. XI da Divina Comédia de Dante Alighieri. O acesso a esse acervo literário é possibilitado in primis pelas Fontes Franciscanas, edição italiana, de toda uma consistente textualidade franciscana. Esse roteiro possibilita uma leitura do franciscanismo na sua fenomeologia literária, desde o seu nascimento, abrindo-se à posteridade que o próprio movimento influenciou.

Acesse o PDF