Il Mondo di Mariolino e Luigino

04/05/2023 14:10

Telmo Clos Ambrosini | 2023

O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é apresentar uma sequência didática para ensino de língua italiana como língua estrangeira para crianças das séries iniciais do ensino fundamental com baixo nível de letramento. As atividades inspiradas no livro Grammatica della Fantasia – Introduzione all’arte di inventare storie (1973), de Gianni Rodari, tem como insumo o livro infantil Mariolino e Luigino (2011), de Marta D. Martins, livro que aborda a questão da higiene e saúde bucal. Ao apresentar uma sequência didática facilmente aplicável temos como objetivo oferecer aos professores da língua uma ferramenta para que seus alunos tenham o primeiro contato com o italiano, conseguindo compreender algumas frases simples no idioma, formular pequenas frases que são usadas no dia a dia, ter contato com um vocabulário básico do léxico cotidiano, identificar a similaridade e diferença de alguns aspectos culturais entre Brasil e Itália, conhecer e cultivar hábitos saudáveis para manter a saúde bucal. No percurso da pesquisa apresentamos o livro em português, Gramática da Fantasia (1982), apontamos as etapas da elaboração da proposta e, com o auxílio da bibliografia especializada, fundamentamos as escolhas didáticas e as escolhas metodológicas.

Acesse o PDF