Perfil dos Egressos e Panorama dos Projetos de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina no Período de 2017 a 2022: Percursos e Travessias

04/05/2023 14:17

Iane Inês Poyer | 2023

Esta pesquisa teve como objetivo geral reunir dados qualiquantitativos sobre os relatórios de estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Letras Italiano, da Universidade Federal de Santa Catarina, dos anos de 2017 a 2022, a fim de contribuir tanto para a memória do curso como para as pesquisas no campo da formação docente. Como aporte teórico para a pesquisa bibliográfica contamos com o apoio de autores como De Oliveira, Cavalcanti, Faraco, Pennycook, Rodrigues e Valle para traçar um panorama sobre ensino de italiano e autores como  Gil e Richardson como apoio metodológico. Foram gerados dois questionários, um enviado para os egressos formados no período de 2017 a 2022 e outro para os docentes responsáveis pelas disciplinas de estágios. Com os dados obtidos foi traçado o perfil social e profissional dos egressos, mostrouse que a vocação e a descendência foram fatores preponderantes na escolha do curso. Também ficou evidente que existe um mercado de trabalho bem limitado para os licenciados. A criação de um acervo específico dos relatórios de estágio é também objetivo dessa pesquisa. O estágio supervisionado foi considerado pelos egressos um espaço de investigação sobre a docência, que compreendeu reflexão tanto sobre a prática de ensino quanto sobre o papel do professor, um momento de compartilhamento de experiências com o orientador e com os colegas que permitiu a apropriação de conhecimentos e a produção de saberes contribuindo para a construção de uma identidade profissional do futuro professor. Também foi possível perceber através da criação dessa memória cronológica dos estágios, que a universidade pública cumpre com seu dever de devolver à sociedade parte do conhecimento que consegue produzir. Ao final dos estágios, os professores e estagiários puderam ver o impacto positivo dos trabalhos realizados que ultrapassava o aspecto da docência. Com este trabalho ficou evidente que os estágios contribuem tanto com a democratização da língua italiana como para a formação docente.